Coeficiente de partição água-solo


Inglês: partition coefficient (Kd).
Definição: o coeficiente de partição solo/água (Kd), representa a afinidade de um composto químico em ser adsorvido na superfície de partículas de solo. Para solutos inorgânicos em baixas concentrações, a partição água – solo é obtida em laboratório e é expressa como:
Kd = S/C
Onde: Kd = coeficiente de partição (L/kg); S=concentração de contaminante adsorvido (mg/kg) e C=concentração em equilíbrio na água (mg/L).
Para os compostos orgânicos o coeficiente de adsorção pode ser escrito como:
Kd=Koc*foc
Onde: foc, corresponde à quantidade em % de peso de carbono orgânico no solo; koc =coeficiente de partição do composto entre o carbono orgânico do solo e a água.


cuidado: atenção com a terminologia. Rever essas correcoes.


Rodrigo, uma boa discussão seria a relação entre esta sua palavra chave e a minha palavra chave Capacidade de troca catiônica. Seriam como sinònimos para explicar um mesmo fenômeno, a adsroção? O seu seria uma afinidade e o meu uma capacidade? Qual a diferença??? Pois na minha definição de Capacidade de troca catiônica coloquei o seguinte trecho "A capacidade de troca catiônica caracteriza então a capacidade de adsorção do mineral presente em um sólido por compostos inorgânicos." O coeficiente de partição seria baseado na capacidade de troca catiônica de um composto?
- porhifabiana porhifabiana May 15, 2008


Então acredito que o coeficiente de particão relaciona a afinidade de um composto quimico por um meio por exemplo água em relação ao ar (NAO o Kd é uma relacao entre composto na fase liquida e o solo/materia solida do meio) e vice versa.
A troca ionica ( nao é o termo geral para um particular que eh a CTC) acho que está mais relacionada as trocas que ocorrem entre os cations presentes na estrutura mineral com aqueles dissolvidos em agua, por exemplo:

mineral-Na ----> K+ (em solução)
mineral-K -----> Na+ (em solução)

Ah! e o seguinte trecho dá impressão que o mineral é adsorvido pelo composto, sendo que ocorre o inverso:
"A capacidade de troca catiônica caracteriza então a capacidade de adsorção do mineral presente em um sólido por compostos inorgânicos."
talvez ficaria melhor assim:
A troca cationica representa a capacidade de troca de ion presente em uma solução aquosa por outro adsorvido na estrutura de um mineral (geralmente argilo minerais).

- porhirodrigo porhirodrigo Jun 13, 2008

CORRIGIDO
Poderia se melhorado e tomando cuidado com os outros termos como CTC

RHIRATA
- rhirata rhirata Jun 21, 2008